terça-feira, 18 de novembro de 2008

O Presente/The Gift (Louise Hogarth, EUA, 2003)



O documentário da norte-americana, Louise Hogarth, chegou aos cinemas exatamente um ano depois da diretora ter lançado a pergunta Alguém Ainda Morre de Aids? em seu curta-metragem de mesmo nome. Mais uma vez, Louise se aventura escrevendo, produzindo e dirigindo o filme, e justiça seja feita, ela cumpre muito bem todos os papéis.

O Presente é um documentário perturbador até mesmo para quem está diretamente envolvido com o universo homossexual. O filme investiga de perto a decisão polêmica tomadas pelos protagonistas de contrair, voluntariamente, o vírus HIV. Um deles conta a história sem arrependimentos, já o outro não tem tanta certeza das escolhas. São nas “convention parties” que os portadores do vírus, conhecidos como “the gift givers”, se reúnem para curtir festa restritas, regadas à drogas, bebidas e muito sexo sem camisinha.

Os “bug chasers” (outra forma de tratamento dos soropositivos) vivem a partir de uma lógica invertida, na qual pretendem transformar a exceção em regra. Dessa maneira eles intencionam poupar a si e ao restante da comunidade do medo da contaminação. O diferente é não ser um soro-positivo. Uma realidade sombria e impactante.

O formato da narrativa adotado por Louise Hogarth aborda também outra perspectiva do problema: a falsa idéia de uma vida normal e saudável dos HIVs positivos, vendida pelos laboratórios que fabricam o coquetel de medicamentos. Idéias essas, distorcidas e equivocadas que acabam fazendo com que muitos jovens tomem decisões precipitadas.

4 comentários:

  1. Quero saber como eu consigo esse documentário.
    Obrigado
    cidmz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Amanda,
    Bom dia.

    Como faço para adquirir esse documentário, tem como baixar na internet, tem como comprar em algum lugar?
    Por favor Amanda veja isso para mim?

    E outra pergunta, os "The Gisfts" são aqueles que querem ser somente soropositivo (adquirir) ou eles não fazem esse distinção, tanto faz, eles querem contrair independentemente?

    Muito obrigado.

    Rodrigo J. da Silva
    rjsrodrigo@ig.com.br

    ResponderExcluir
  3. onde encontro este documentario para comparr5a ou para download pois necessito do mesmo para trabalhar em sala de aula, uma vez que sou professor e discuto o tema com todos os meus alunos.

    meu santosademir@oi.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Gostaria muito de ter esse docmentário.
    Como faço para comprá-lo ou baixá-lo?
    prof.gilmar.reis@gmail.com

    ResponderExcluir