domingo, 15 de março de 2009

Cansado de ba­gun­ça? Procure uma “con­sul­to­ra do lar” *

Profissionais se es­pe­cia­li­zam em cui­dar das pe­que­nas ta­re­fas de uma casa

Sabe aque­las pe­que­nas ta­re­fas do dia-a-dia que todo mun­do de­tes­ta, mas tem que fazer? Or­ganizar o ar­má­rio, fazer lista de com­pras, pre­pa­rar um jan­tar de ne­gó­cios, ir ao banco, ou até mesmo mon­tar a pró­pria agen­da. Não im­por­ta qual seja a ati­vi­da­de, e por mais bá­si­ca que ela pa­re­ça, chega um mo­men­to que não dá mais pra adiar o ina­diá­vel. O pro­ble­ma é que quan­do nos damos conta desse “mo­men­to” - por falta de tempo, ex­ces­so de tra­ba­lho, ou pura falta de ta­len­to pra cui­dar da casa - na maio­ria das vezes já es­ta­mos vi­ven­do em meio ao caos. É aí que entra o novo con­cei­to de “Consultoria do lar” que tem se po­pu­la­ri­za­do nas gran­des me­tró­po­les do país e do mundo, e agora tam­bém co­me­ça a virar mania no Recife.

A con­sul­to­ra do lar atua como uma ver­são mais mo­der­ni­za­da da go­ver­nan­ta. Com co­nhe­ci­men­­tos nas áreas de ges­tão de pes­soas, lo­gís­ti­ca, ad­mi­nis­tra­ção e ou­tros mais, essa pro­fis­sio­­nal tra­ba­lha com o único ob­je­­ti­vo de fa­ci­li­tar a vida e me­lho­rar o bem-estar de pes­soas que, por vá­rios mo­ti­vos, não podem se de­di­car às ati­vi­da­des da ro­ti­­na de uma casa. O con­cei­to é im­­por­ta­do de paí­ses como os Es­tados Unidos, onde não é mui­to comum a pre­sen­ça das em­­pre­ga­das do­més­ti­cas (ou dia­­ris­tas como temos por aqui), mas basta fazer uma busca rá­pi­­da no Google, para per­ce­ber o gran­de nú­me­ro de em­pre­sas es­­pe­cia­li­za­das nesse tipo de ser­­vi­ço, prin­ci­pal­men­te em ci­da­­des como Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba.

Por aqui, a ideia tam­bém vem ga­­nhan­do mui­tos adep­tos. Re­cém-che­ga­da no mer­ca­do (com ape­nas um mês de vida), a em­pre­sa “Amélia - Sua casa em dia” , cria­da pela em­pre­sá­ria Maria Helena Stinchi, já tem uma clien­te­la fiel. Ex-exe­cu­ti­va acos­tu­ma­da com o ritmo caó­ti­co de São Paulo, Maria Helena co­nhe­ce bem as di­fi­cul­da­des de cui­dar de uma casa e con­ci­liar uma car­rei­ra de su­ces­so. Morando no Recife há ape­nas oito meses, com ex­pe­riên­cia em mar­ke­ting e lo­gís­ti­ca, a em­pre­sá­ria per­ce­beu que a ci­da­de tinha a ne­ces­si­da­de de ter al­guém que ofe­re­ces­se esse tipo de ser­vi­ço. “ Recife tem uma vida exe­cu­ti­va muito forte e esse tra­ba­lho é di­re­cio­na­do às pes­soas que vivem nas gran­des me­tró­po­les”, diz Maria Helena.

A pa­la­vra para de­fi­nir o que ven­de esse tipo de ati­vi­da­de é “or­­ga­ni­za­ção”. Esse é o pro­du­to que em­pre­sas como a “Amé­lia” ven­dem aos seus clien­tes. “ Le­­­vamos o que falta para que a casa fun­cio­ne”, ex­pli­ca a em­pre­­­sá­ria. E a pró­pria não se faz de ro­ga­da: “ Eu tam­bém co­lo­co a mão na massa, por­que tem coisa que só mesmo eu con­si­go or­ga­ni­zar”. A em­pre­sa já con­­ta com uma equi­pe de oito pes­soas trei­na­das para aten­der todos os tipos de so­li­ci­ta­ções. “ O ser­vi­ço mais so­li­ci­ta­do é o de ar­ru­ma­ção de ar­má­rios, mas fa­ze­mos pre­pa­ra­ção de car­dá­pio, com­pras no su­per­mer­ca­do, fei­ras li­vres, trei­na­men­to dos em­pre­ga­dos da casa... Até já or­­ga­ni­zei jan­tar ro­mân­ti­co”, brin­ca.

Pioneiro no mer­ca­do, os ser­vi­ços da “Amélia” são co­bra­dos por hora. Apesar de ter um pre­ço um tanto quan­to sal­ga­do, os va­lo­res ainda são bem me­no­res do que os co­bra­dos no eixo Rio-São Paulo. E ainda exis­tem pos­si­bi­li­da­des de ba­ra­teá-lo: Em pa­co­tes de seis meses esses va­lo­res podem di­mi­nuir em até 75%. Daí é só de­ci­dir se vale a pena pagar pela ajuda, ou se a me­lhor opção é co­me­çar aque­la boa e velha fa­xi­na.


Serviço
Amélia - Sua casa em dia
Tel: (81) 9739-5690

* A matéria foi publicada no caderno "Programa" da Folha de Pernambuco de 15/03/2009

2 comentários:

  1. Estou pensando em implantar esta prestação de serviço no meu bairro aqui em SP. Gostaría de saber quanto devo cobrar se por hora ou dia?
    Obrigada pela ajuda

    Abraços

    Rosely

    ResponderExcluir
  2. Estou querendo abrir um negocio como este aqui no interior de são paulo,já faço alguns trabalhos como este em residencia de familiares,por isso surgiu esta idéia,ai entrei no site e encontrei sua empresa adorei,quero saber se você tem uma dica para me fornecer de como começar esse negócio,desde já agradeço.

    ResponderExcluir