Sabe aquelas pequenas tarefas do dia-a-dia que todo mundo detesta, mas tem que fazer? Organizar o armário, fazer lista de compras, preparar um jantar de negócios, ir ao banco, ou até mesmo montar a própria agenda. Não importa qual seja a atividade, e por mais básica que ela pareça, chega um momento que não dá mais pra adiar o inadiável. O problema é que quando nos damos conta desse “momento” - por falta de tempo, excesso de trabalho, ou pura falta de talento pra cuidar da casa - na maioria das vezes já estamos vivendo em meio ao caos. É aí que entra o novo conceito de “Consultoria do lar” que tem se popularizado nas grandes metrópoles do país e do mundo, e agora também começa a virar mania no Recife.
A consultora do lar atua como uma versão mais modernizada da governanta. Com conhecimentos nas áreas de gestão de pessoas, logística, administração e outros mais, essa profissional trabalha com o único objetivo de facilitar a vida e melhorar o bem-estar de pessoas que, por vários motivos, não podem se dedicar às atividades da rotina de uma casa. O conceito é importado de países como os Estados Unidos, onde não é muito comum a presença das empregadas domésticas (ou diaristas como temos por aqui), mas basta fazer uma busca rápida no Google, para perceber o grande número de empresas especializadas nesse tipo de serviço, principalmente em cidades como Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba.
Por aqui, a ideia também vem ganhando muitos adeptos. Recém-chegada no mercado (com apenas um mês de vida), a empresa “Amélia - Sua casa em dia” , criada pela empresária Maria Helena Stinchi, já tem uma clientela fiel. Ex-executiva acostumada com o ritmo caótico de São Paulo, Maria Helena conhece bem as dificuldades de cuidar de uma casa e conciliar uma carreira de sucesso. Morando no Recife há apenas oito meses, com experiência em marketing e logística, a empresária percebeu que a cidade tinha a necessidade de ter alguém que oferecesse esse tipo de serviço. “ Recife tem uma vida executiva muito forte e esse trabalho é direcionado às pessoas que vivem nas grandes metrópoles”, diz Maria Helena.
A palavra para definir o que vende esse tipo de atividade é “organização”. Esse é o produto que empresas como a “Amélia” vendem aos seus clientes. “ Levamos o que falta para que a casa funcione”, explica a empresária. E a própria não se faz de rogada: “ Eu também coloco a mão na massa, porque tem coisa que só mesmo eu consigo organizar”. A empresa já conta com uma equipe de oito pessoas treinadas para atender todos os tipos de solicitações. “ O serviço mais solicitado é o de arrumação de armários, mas fazemos preparação de cardápio, compras no supermercado, feiras livres, treinamento dos empregados da casa... Até já organizei jantar romântico”, brinca.
Pioneiro no mercado, os serviços da “Amélia” são cobrados por hora. Apesar de ter um preço um tanto quanto salgado, os valores ainda são bem menores do que os cobrados no eixo Rio-São Paulo. E ainda existem possibilidades de barateá-lo: Em pacotes de seis meses esses valores podem diminuir em até 75%. Daí é só decidir se vale a pena pagar pela ajuda, ou se a melhor opção é começar aquela boa e velha faxina.
A consultora do lar atua como uma versão mais modernizada da governanta. Com conhecimentos nas áreas de gestão de pessoas, logística, administração e outros mais, essa profissional trabalha com o único objetivo de facilitar a vida e melhorar o bem-estar de pessoas que, por vários motivos, não podem se dedicar às atividades da rotina de uma casa. O conceito é importado de países como os Estados Unidos, onde não é muito comum a presença das empregadas domésticas (ou diaristas como temos por aqui), mas basta fazer uma busca rápida no Google, para perceber o grande número de empresas especializadas nesse tipo de serviço, principalmente em cidades como Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba.
Por aqui, a ideia também vem ganhando muitos adeptos. Recém-chegada no mercado (com apenas um mês de vida), a empresa “Amélia - Sua casa em dia” , criada pela empresária Maria Helena Stinchi, já tem uma clientela fiel. Ex-executiva acostumada com o ritmo caótico de São Paulo, Maria Helena conhece bem as dificuldades de cuidar de uma casa e conciliar uma carreira de sucesso. Morando no Recife há apenas oito meses, com experiência em marketing e logística, a empresária percebeu que a cidade tinha a necessidade de ter alguém que oferecesse esse tipo de serviço. “ Recife tem uma vida executiva muito forte e esse trabalho é direcionado às pessoas que vivem nas grandes metrópoles”, diz Maria Helena.
A palavra para definir o que vende esse tipo de atividade é “organização”. Esse é o produto que empresas como a “Amélia” vendem aos seus clientes. “ Levamos o que falta para que a casa funcione”, explica a empresária. E a própria não se faz de rogada: “ Eu também coloco a mão na massa, porque tem coisa que só mesmo eu consigo organizar”. A empresa já conta com uma equipe de oito pessoas treinadas para atender todos os tipos de solicitações. “ O serviço mais solicitado é o de arrumação de armários, mas fazemos preparação de cardápio, compras no supermercado, feiras livres, treinamento dos empregados da casa... Até já organizei jantar romântico”, brinca.
Pioneiro no mercado, os serviços da “Amélia” são cobrados por hora. Apesar de ter um preço um tanto quanto salgado, os valores ainda são bem menores do que os cobrados no eixo Rio-São Paulo. E ainda existem possibilidades de barateá-lo: Em pacotes de seis meses esses valores podem diminuir em até 75%. Daí é só decidir se vale a pena pagar pela ajuda, ou se a melhor opção é começar aquela boa e velha faxina.
Serviço
Amélia - Sua casa em dia
Tel: (81) 9739-5690
* A matéria foi publicada no caderno "Programa" da Folha de Pernambuco de 15/03/2009

Estou pensando em implantar esta prestação de serviço no meu bairro aqui em SP. Gostaría de saber quanto devo cobrar se por hora ou dia?
ResponderExcluirObrigada pela ajuda
Abraços
Rosely
Estou querendo abrir um negocio como este aqui no interior de são paulo,já faço alguns trabalhos como este em residencia de familiares,por isso surgiu esta idéia,ai entrei no site e encontrei sua empresa adorei,quero saber se você tem uma dica para me fornecer de como começar esse negócio,desde já agradeço.
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