segunda-feira, 6 de abril de 2009

A moda é ga­rim­par

Buscar peças em bre­chós é uma al­ter­na­ti­va prá­ti­ca e eco­nô­mi­ca para ga­ran­tir um vi­sual único

AMANDA SENA

Marcelo Lacerda
Nos úl­ti­mos anos, vem se con­fir­man­do no Recife uma ten­dên­cia já comum nas gran­des me­tró­po­les: a moda dos bre­chós. Os lo­cais con­fe­rem um ar de nos­tal­gia e fas­ci­nam não só pelo preço (a maio­ria das vezes mais ba­ra­to do que o das lojas), mas tam­bém pela grata sen­sa­ção de en­con­trar uma peça única, de­pois de horas de ga­rim­po. As peças de se­gun­da-mão vêm en­vol­vi­das de his­tó­rias e sig­nos de uma moda que pode ser rein­ven­ta­da e adap­ta­da ao novos tem­pos.

O Brechó Tutti-Frutti tem um toque “retrô” em todas as rou­pas e aces­só­rios. Funcionando em um ca­sa­rão an­ti­go, há três anos, o es­pa­ço, que tem uma at­mos­fe­ra toda es­pe­cial, é ad­mi­nis­tra­do pelas ir­mãs Cláudia Holanda e Cris Mergu­lhão. Ambas se en­vol­vem di­re­ta­men­te no pro­ces­so de se­le­ção das peças e ten­tam sem­pre en­con­trar no­vi­da­des. “Queremos rou­pas com per­so­na­li­da­de e es­ti­lo. Sempre que viajo ao Rio, ou São Paulo, pro­cu­ro coi­sas novas. Lá é bem mais fácil achar ar­ti­gos di­fe­ren­tes e de qua­li­da­de”, disse Cláudia, que tam­bém é ar­tis­ta plás­ti­ca. Cláudia res­sal­ta que às vezes um pe­que­no toque já faz toda a di­fe­ren­ça. “Uma bolsa, um cha­péu ou um bro­che fazem toda di­fe­ren­ça”. Para os mais de­sa­vi­sa­dos, as rou­pas podem até pa­re­cer um tanto quan­to exa­ge­ra­das ou fora de moda, por isso, ela lem­bra: “A pes­soa que vem a um bre­­chó não pode ter a ca­be­ça muito fe­cha­da. Tem que ter ati­tu­de”.

Para a fi­gu­ri­nis­ta Andreia Montei­ro, a vi­si­ta ao bre­chó sig­ni­fi­ca mais do que pro­cu­rar peças des­co­la­das. Trabalhando com ci­ne­ma e TV, ela, que foi fi­gu­ri­nis­ta dos fil­mes “Ama­relo Manga” e “O céu de Suely”, cos­tu­ma fuçar mui­tos bre­chós e ba­za­res em busca de novas re­fe­rên­cias. “ Acho legal en­con­trar lu­ga­res que ofe­re­cem um di­fe­ren­cial”, co­men­tou Andreia, que além de pro­cu­rar ma­te­rial de tra­ba­lho tam­bém com­põe seu vi­sual com as peças que con­se­gue vas­cu­lhan­do por aí.

Apesar desta pro­pos­ta de vin­ta­ge ser a prin­ci­pal ca­rac­te­rís­ti­cas deste se­gui­men­to, por aqui nem sem­pre é esta a “fi­lo­so­fia” em­pre­ga­da. Em mui­tos lu­ga­res, o único cri­té­rio para a se­le­ção das peças é o fato de es­ta­rem em bom es­ta­do de con­ser­va­ção. Também é muito comum en­con­trar rou­pas de grife, que por serem de se­gun­da-mão, são ven­di­das por um preço bem mais em conta. É o caso do Cama­rim Brechó, que dis­po­ni­bi­li­za aos seus clien­tes um vasto acer­vo. “As rou­pas che­gam e pas­sam por uma ava­lia­ção ri­go­ro­sa para ver se não estão ras­ga­das, des­cos­tu­ra­das. Aqui você en­con­tra de tudo, desde peças mais an­ti­gas até ou­tras super ­atuais”, disse Lara Vilarim, que ad­mi­nis­tra o local há cinco anos ao lado da mãe, Elisabeth Teixeira. Os mais aten­tos vão en­con­trar mar­cas como Carmin, Diesel, Lelis Blanc e Calvin Klain à dis­po­si­ção por pre­ços bem abai­xo do mer­ca­do. É só pro­cu­rar.


Homens à moda an­ti­ga







Apesar de mais raras, a maio­ria dos bre­chós tam­bém ofe­re­cem peças mas­cu­li­nas. E cada vez mais, “eles” estão ade­rin­do à moda dos vovôs. Boinas e cal­ças es­ti­lo­sas cos­tu­mam ser os ar­ti­gos mais pro­cu­ra­dos. “Os ho­mens que vêm aqui têm uma visão mais aber­ta em ter­mos de moda”, afir­ma Cláudia Holanda, dona do Brechó Tutti-Frutti. Já no caso do Camarim Brechó, mui­tos ra­pa­zes vêm acom­pa­nhan­do as es­po­sas e aca­bam se sur­preen­den­do com as op­ções mas­cu­li­nas. “A fre­qüên­cia deles au­men­tou bas­tan­te”, afir­mou Lara Vilarim.


Pesquisa online


Para aque­les que não têm dis­po­si­ção de sair ba­ten­do perna atrás de um look di­fe­ren­te e em conta, a opção são os bre­chós vir­tuais. Há ape­nas seis meses as ami­gas Anna Terra, Catarina Souto, Juliana Benssat e Carolina Burgo des­co­bri­ram na internet uma pos­si­bi­li­da­de de dar fim as rou­pas en­cos­ta­das no ar­má­rio e ainda fa­tu­ra­rem uma gra­ni­nha. Desde se­tem­bro, as pu­bli­ci­tá­rias vi­ra­ram só­cias e co­lo­ca­ram no ar o blog: www.com­que­la­you­teu­vou.blogs­pot.com

O for­ma­to, po­pu­lar en­tre os in­ter­nau­tas, tem fei­to su­ces­so. “A ca­rac­te­rís­ti­ca do online é ser di­nâ­mi­co e não ter regra. As pe­ças da vovó são mais ca­rac­te­rís­ti­cas dos que as dos bre­chós con­ven­cio­nais. Na rede usa­mos de tudo” disse Catarina.

Todo o pro­ces­so de es­co­lha e venda é feito vir­tual­men­te, atra­vés do blog e por e-mail. “É pre­ci­so haver uma re­la­ção de con­fian­ça entre a gente e o clien­te, mas até agora tem dado certo”, afir­mou.

Serviço
Brechó Tutti-Frutti
R. José de Alencar, 636, Ilha do Leite
Fone: 81 3222 3895

Camarim Brechó
Alberto Paiva, 248, Graças
Fone: 81 3241 0248

www.comquelayouteuvou.blogspot.com
e-mail: com­que­la­you­teu­vou@gmail.com

* A matéria foi publicada no caderno "Programa" da Folha de Pernambuco de 05/04/2009

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