segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Arte de experimentar

Peças criadas com cano de PVC ganham status no exterior

Quando começou a atuar no mercado de luminárias, o artista plástico Isnaldo Reis não tinha muita certeza de que sua experimentação seria bem sucedida. O arquiteto vivia uma fase criativa que o distanciava cada vez mais do “tradicional” de sua profissão. Isnaldo pensou em um produto artístico que usasse como base uma matéria-prima inusitada (há dez anos, bem inusitada): canos de PVC.
Durante alguns meses, quando começou a trabalhar na criação de suas primeiras peças, ele lançou mão de várias técnicas até chegar a um denominador comum em sua arte. “Tentei derreter os canos com ferro de soldar, usar brocas, serras. Era tudo na base do erro e da tentativa. Levei um tempo até conseguir entender a resistência do material e a intensidade correta a ser aplicada”, explica o artista.

O tempo passou e o trabalho evolui. As luminárias criadas por Reis ganharam o mundo e tornaram-se “produto tipo exportação”. “Exportamos para os Estados Unidos, França, Alemanha e Portugal regularmente. Além de clientes de outros países que levam peças avulsas. Por ano, em média, exportamos cerca de 500 peças aos todo”, diz.

O trabalho do artista também amadureceu ao longo desses dez anos. A riqueza de detalhes e o acabamento estético que tornou o desing das luminárias de Isnaldo conhecidas em todo mundo continuam presentes em seu trabalho. Entretanto, é possível perceber que as peças estão cada vez mais elaboradas, com entalhes maiores, tubos sobrepostos, pinturas monocromáticas. “Eu preciso estar sempre criando novidades, coisas diferentes. Um artista que expõe com frequência em feiras especializadas precisa ter essa consciência”, destaca o artista plástico, que a cada seis meses costuma expor suas peças na “Gift Fair” uma das maiores feiras especializadas em artesanato do País, que acontece em São Paulo.

Além das já populares luminárias, o arquiteto começa a expandir o seu nicho de atuação fazendo o reaproveitamento das sobras de material que utiliza em suas esculturas. As placas e os canos podem ganhar as aplicações mais diferenciadas, passando desde esculturas de parede, excelentes para decoração de ambientes externos, até mesmo pequenos acessórios como porta-guardanapos, bandejas, porta-copos, bijuterias, entre outros.

Serviço
Isnaldo Reis Designer
Rua Faustino Porto, n° 537 - Boa Viagem
Contato: 3302-3108 / 99740986
www.isnaldoreis.arq.br
* A matéria foi publicada no caderno "Programa" da Folha de Pernambuco de 08/12/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário