Quantas vezes já nos pregamos querendo comprar um determinado produto para ficar com a pele igual à daquela modelo, ou pensamos em fazer uma plástica para ter uma barriga “sarada”? Nenhum tema nos soa mais atual do que a discussão em torno da ditadura estética. É justamente essa, a reflexão proposta pelo novo espetáculo do renomado Grupo de Dança Primeiro Ato (MG), “Geraldas e Avencas”, que tem coreografia e direção de Suely Machado. Depois de um hiato de quatro anos longe dos palcos recifenses, o grupo sobe novamente no palco do teatro Santa Isabel ( a última vez foi em 2005 com “Mundo Perfumado”) para uma curtíssima temporada de apenas três apresentações, que acontecem hoje e amanhã, às 20h, e domingo às 20h.
Idealizadora do espetáculo, Suely Machado sempre sentiu-se incomodada com essa ditadura da beleza que leva mulheres dos 17 aos 70 anos a buscarem uma aparência única. Padrão. “Queremos estimular a reflexão sobre os paradoxos do nosso tempo. De uma vida em que buscamos uma perfeição que leva à deformação humana”, disse Sueli. “ É estranho que as pessoas busquem ficar igual para serem aceitas, quando vivemos um momento em que o que vale é diversidade”, completou.
Em sua pesquisa, que durou cerca de um ano, Suely procurou ao máximo entender o porquê dessa expectativa pelo perfeito, e ressaltar através da dança a beleza do não óbvio, da diferença. “Não estou fazendo um culto ao descuido humano mas quero poder não me descaracterizar”, disse a coreógrafa. Para isso, o elenco de oito bailarinos - Alex Dias, Ana Virgínia Guimarães, Danny Maia, Júnio Nery, Luciana Lanza, Marcela Rosa e Thiago Oliveira - participou ativamente do processo de criação, transformando em movimento experiências de vida que deixaram um traço, uma marca, uma cicatriz. É importante ressaltar a crítica reflexiva proposta em “Geraldas...” é feita de forma delicada e bem humorada.
Outro destaque também é a trilha sonora original, composta especialmente por Zeca Baleiro, a convite da diretora. “Achava que a ironia e a irreverência dele tinha tudo a ver com o que estávamos fazendo. E em certa ocasião, nos conhecemos e fiz o convite. A identificação foi total”, disse Suely. O Espetáculo conta ainda com o suporte de uma vídeo-arte assinada por Tatu Guerra e Chico de Paula.
Serviço
“Geraldas e Avencas”, do Grupo 1° Ato de Dança
Teatro Santa Isabel - Praça da República, Santo Antônio
Dias: sexta (15) e sábado (16), às 20h; domingo (17), às 19h
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Informações: (81) 3232 2939 | 3232 2940
* A matéria foi publicada no caderno "Programa" da Folha de Pernambuco de 15/05/2009

Nenhum comentário:
Postar um comentário