sexta-feira, 3 de julho de 2009

Está armada a tenda do Cirque du Soleil

Foto: Sérgio Bernardo
O Cirque du Soleil fincou efetivamente (e pelas próximas três semanas) suas estacas em solo recifense. Na tarde de ontem a equipe técnica do grupo recebeu a Imprensa local para o "Big Top Raising", uma espécie de "cerimônia" onde a lona é erguida em menos de cinco minutos.

Em se tratando de uma das maiores companhias de circo do mundo, a expectativa costuma ser sempre muito grande. Mas para a surpresa dos presentes o que se viu foi uma lona não muito diferente de tantas outras, mesmo de circos bem menores, e de menor fama. Porém, em se tratando do Cirque du Soleil, o que talvez impressione mais são mesmo os números. Depois de erguida a lona terá capacidade para receber 2,6 mil espectadores em cada apresentação, a estrutura ocupa um diâmetro de 50 metros e 25 metros de altura. Ao todo são 160 vigas e mais de 1.200 estacas que reforçam o aparato de ferro e plástico.

A equipe - com gente de 23 nacionalidades - tem um brasileiro à frente do processo de montagem. Eduardo Salvo já está no Cirque há 6 anos, e é o responsável técnico pela montagem, manutenção e desmontagem das cinco lonas que abrigam toda a estrutura da trupe. O trabalho de montagem continua até a próxima terça-feira, quando finalmente toda a estrutura deve ficar pronta para o ensaio geral, na quarta-feira.

* A matéria foi publicada no caderno "Programa" da Folha de Pernambuco de 03/07/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário